Barragem iniciada há 35 anos segue sem conclusão e 50 mil não têm água

As obras da Barragem de Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, começaram a ser estudadas há 35 anos, em 1981 – quando o general João Baptista Figueiredo era presidente do Brasil na Ditadura Militar. A construção do reservatório começou apenas 17 anos depois, em setembro de 1998 – e foi paralisada em dezembro daquele ano, conforme dados do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em 2013 – após 15 anos interrompidas – as obras recomeçaram e ainda não foram concluídas. Com um investimento de R$ 36,8 milhões, há um mês as obras foram novamente desativadas. Desde 2003 o TCU requer a conclusão das obras. Até hoje os cerca de 50 mil habitantes das quatro cidades que deveriam ser beneficiadas precisam apelar para água de carros pipa e poços artesianos.

Em três décadas e meia, a barragem agora apresenta 63% das obras concluídas, conforme informou o Ministério da Integração. Segundo o órgão ligado ao Governo Federal, ainda não há previsão para a conclusão total da construção e será discutida “a ampliação de recursos orçamentários” para que o reservatório seja finalizado.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário