Banco do Nordeste Fomenta Projeto Sustentável de Energia Solar

Agência de Floresta, no estado de Pernambuco, contratou operação pela linha FNE Verde Sol com o cliente Gustavo Costa Baldi, o projeto inovador e sustentável conta com o aval do agropecuarista, Gualter Luiz Baldi, criador com vasta experiência na ovinocaprinocultura, membro do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura no Território do Sertão de Itaparica, do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter-BNB).

A Cabanha Santa Clara, localizada na comunidade rural de Brejinho de Fora, no município de Petrolândia, PE, tem atuação voltada à ovinocaprinocultura, produção intensiva de corte, de ovinos e caprinos para abate nos frigoríficos da região. 
 
O proprietário, Gualter Luiz Baldi, explicou que o sistema fotovoltaico será direcionado para o sistema de irrigação de pastagem (capim, milho, sorgo e palma forrageira) e uso doméstico no campo. O que possibilitará uma economia de 85% na conta de luz, em um período de 10 anos.
 
O desenvolvimento de projetos econômico sustentáveis tem ganhado espaço em Pernambuco, pelas condições edafoclimáticas favoráveis. Considerando a crescente demanda de investimentos em projetos sustentáveis, o Banco do Nordeste, através do Programa FNE Verde, em Pernambuco contratou em 2021, R$ 23,3 milhões. 
No Programa FNE Verde Sol Pessoa Física, contratou R$ 4.9 milhões para sistema fotovoltaico de energia solar, possibilitando um aumento na geração de energia, sem comprometer o meio ambiente.
 
O Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, destacou as vantagens do projeto, por se tratar de energia limpa, sem poluição ou qualquer resíduo, a energia solar traz benefícios para o meio ambiente, com menor impacto ambiental.
 
O Gerente de Negócios do Pronaf, Welton Ramos, ressaltou a importância do projeto, como exemplo para outros produtores rurais, produzirem sua própria energia a partir de fontes renováveis, unindo sustentabilidade ambiental com redução de custos.
 


Fonte: fotos/redação Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados