Banco Central faz o maior corte nos juros em oito anos

Pela quinta vez consecutiva, o Banco Central decidiu cortar os juros básicos da economia (Selic). Nesta quarta-feira (12), a instituição levou a taxa de 12,25% ao ano para 11,25% – o maior corte em oito anos.

Em decisão unânime, a diretoria do BC optou por acelerar o ritmo de cortes. Na reunião anterior, o ajuste feito na taxa havia sido de 0,75 ponto percentual; agora, passou para 1 ponto percentual. Com esse movimento, a Selic caiu ao menor nível desde outubro de 2014, quanto estava em 11% ao ano.

Essa taxa é usada como referência por bancos ao conceder empréstimos a empresas e consumidores e é considerada como um parâmetro para definir o custo do capital no Brasil. Na prática, ela é a taxa mínima de retorno de um investimento e, quanto mais baixa ela fica, mais interessante é para o empresariado tirar projetos da gaveta e contratar.

Em comunicado divulgado após a decisão, a diretoria BC afirmou que o comportamento da inflação e a queda de preço dos alimentos são favoráveis para a política monetária. “Essa intensificação moderada (corte mais forte nos juros) em relação ao ritmo das reuniões de janeiro e fevereiro mostra-se, no momento, adequada”, avaliou o BC no comunicado.

Via Portal Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário