Bancários do BB e Caixa aprovam o fim da greve

Os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal de Pernambuco aprovaram na noite desta terça-feira (27) as propostas de acordos feitas pelos dois bancos e encerraram a greve após 22 dias de paralisação. Já os funcionários do Banco do Nordeste rejeitaram o acordo e continuam em greve. Os empregados dos bancos privados já haviam encerrado a paralisação no dia anterior.

Segundo a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, os funcionários do BB e da Caixa decidiram voltar ao trabalho em Pernambuco já que a grande maioria das assembleias realizadas em todo o país encerraram a greve no dia anterior. “Os bancários construíram este ano uma das maiores paralisações da nossa história em Pernambuco. E esperavam mais avanços nas negociações com os bancos. Mas, diante do resultado das assembleias no país, decidimos voltar ao trabalho, já que a nossa campanha é nacional e nosso estado, sozinho, não conseguirá mais avanços”, diz.

O Sindicato já havia recomendado o fim da greve na assembleia realizada nessa segunda-feira, seguindo a orientação do Comando Nacional dos Bancários. Mas os funcionários do BB e da Caixa decidiram permanecer parados em Pernambuco. “Infelizmente, as negociações deste ano com os bancos foram as mais difíceis da última década. As instituições financeiras aproveitaram o cenário de crise econômica para tentar retirar direitos e rebaixar os salários dos bancários. Foi a força da nossa greve que conseguiu manter o poder de compra e todos os direitos da nossa categoria. Não foi um ótimo acordo, mas foi, sem dúvida, uma grande vitória diante da atual conjuntura”, explica Suzineide.

Artigos relacionados

Deixe um comentário