Bancários de Pernambuco rejeitam proposta de 7,5% e greve continua

Seguindo a paralisação nacional, os bancários de Pernambuco decidiram, nessa terça-feira (20), continuar a greve após a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propor um aumento salarial de 7,5% – valor abaixo da inflação calculada em 10%. O reajuste significaria uma perda de 8,5% – em cima do pedido de aumento de 16%.

Na manhã desta quarta-feira (21), a categoria nacional deve voltar a se reunir com os banqueiros para apresentar uma nova proposta de reajuste. A última assembleia ocorreu no dia 25 de setembro, quando foi oferecida uma oferta de 5,5%. Os servidores também querem um aumento vale-refeição e vale-alimentação no valor de um salário mínimo (R$ 788), manutenção do emprego e melhores condições de trabalho, com o fim das metas, consideradas abusivas.

No Recife, nesta terça-feira (20), a manifestação ocorreu em frente a duas unidades: Bradesco da Rua da Concórdia e Santander da Rua do Imperador, ambas no centro da capital. Já nesta quarta, os bancários de Pernambuco pretendem realizar mais um ato em uma unidade da Avenida Conde da Vista, também no centro.

No Estado, cerca de 620 agências fecharam as portas, uma quantitativo de 87%, sendo 314 unidades públicas (98%), e 306 bancos privados (77%). Cerca de oito mil bancários decidiram cruzar os braços.

Segundo o Sindicato, nos últimos anos, a categoria obteve sucesso e conseguiu conquistar o valor acima da inflação calculada no período. A maior paralisação ocorreu em 2004, quando os bancários decidiram cruzar os braços por 30 dias.

ORIENTAÇÃO – O sindicato alerta ainda que o abastecimento dos dinheiros nos caixas eletrônicos foram reduzidos para provocar o consumidor sobre a greve. A orientação do sindicato é que as transações para pagamento, por exemplo, sejam realizadas em caixas eletrônicos, internet banking, telefones, casas lotéricas. Já para quem vai fazer outros serviços, como transferência de dinheiro, por exemplo, o sindicato sugere recorrer à internet banking, caixas eletrônicos e telefone.

Artigos relacionados

Deixe um comentário