Baixo estoque de sangue em Pernambuco desperta o alerta para campanha de doação

Com o objetivo de conscientizar e fortalecer a importância da doação de sangue junto à sociedade, o Governo de Pernambuco lançou a campanha Junho Vermelho, diante da necessidade de sangue de todos os tipos no Estado. Este mês, famoso pelas festas juninas, é tradicionalmente um período de baixo índice de doações na Fundação Hemope e, além disso, dia 14 de junho é o Dia do Doador de Sangue.

Com quedas significativas nos estoques de bolsas sanguíneas, a campanha visa propagar, na mídia local, que o ato de doar sangue salva vidas. E lembra que o Hemope é o único hemocentro público do Estado, que atende toda rede hospitalar pernambucana do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio da peças de rádio, televisão e impressas, doador e receptor de sangue tornaram-se os personagens da campanha, como Ana Rosati, que tem 26 anos e se tornou doadora de sangue aos 17 anos, por entender que com apenas uma doação é possível salvar até 4 pessoas. Além dela, Alexsandro Vieira, 42 anos, que é portador de anemia falciforme, é um dos beneficiados, pois precisa receber doação de sangue com frequência, desde os 4 anos de idade.

O sangue não vende em farmácia, precisamos do doador para que possamos atender a necessidade da população. Uma única bolsa de sangue pode ajudar a salvar a vida de até 4 pessoas”, destaca Anna Fausta, diretora de hemoterapia do Hemope.

O Hemope acolhe emergências, pacientes crônicos e cirurgias pré-veladas. No momento, estão em condições críticas os estoques das tipagens: A+ , A-, B , B-, e O-. O hemocentro tem responsabilidade de atender a cerca de 70% da demanda transfusional da rede pública, e tem uma necessidade média de 400 a 450 doadores por dia, a fim de se chegar ao estoque ideal. A média atual contabiliza entre 250 e 300 coletas diárias.

Para doar, é preciso apresentar boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (neste último caso, desde que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais); pesar mais de 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas); estar alimentado; e, por fim, portar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; ou Carteira de Trabalho e Previdência Social). Você pode agendar sua doação através do 0800-0811535.

Dia do Doador de Sangue:
Para comemorar e incentivar as doações, no dia 14 de junho, o Hemope fará uma comemoração a partir das 9h, no Hemocentro Recife, localizado na Rua Joaquim Nabuco 171, Graças, contando com homenagens a doadores, além de atrações musicais no clima junino. Haverá apresentações do grupo Bandeira dos Santos Juninos d´Bonde, Bloco Carnavalesco Lírico, além dos cantores Jorge Neto e Aninha.

Via Diário de Pernambuco.

Artigos relacionados