Aves ameaçadas de extinção são apreendidas em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão

Dois filhotes de papagaio verdadeiro, um periquito da caatinga e um pica-pau-verde-barrado adulto foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. A ação aconteceu nessa quinta-feira (19), na BR 428 quando as aves silvestres estavam sendo transportadas dentro de um balde e uma caixa, na carroceria de um caminhão.  O pica-pau é considerada um pássaro com risco eminente de extinção.

apreensao de aves em santa maria da boa vista pernambuco 2
Foto: PRF/Divulgação

De acordo com a PRF, o veículo estava parado com problemas mecânicos no quilômetro 77 quando uma equipe foi prestar auxílio. O caminhoneiro, um homem de 34 anos não portava nenhuma licença para transportar as aves que corriam risco de vida. Após a apreensão os animais foram encaminhados para o Centro de Conservação e Manejo de Fauna e Caatinga (Cemafauna), da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

O motorista do caminhão foi levado à Polícia Civil de Santa Maria da Boa Vista onde deverá responder por crime ambiental. O homem também estará sujeito a um processo administrativo junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A pena para este tipo de crime pode variar entre seis meses a um ano de reclusão e multa no valor de 5 a 50 mil reais por ave apreendida.

apreensao de aves em santa maria da boa vista pernambuco 3
Foto: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna/Divulgação

apreensao de aves em santa maria da boa vista pernambuco 5
Foto: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna/Divulgação

apreensao de aves em santa maria da boa vista pernambuco 4
Foto: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna/Divulgação

Artigos relacionados

Deixe um comentário