Aulas da rede estadual são retomadas com mudanças nos horários e canais de transmissão

Alunos podem assistir aulas pelo Facebook a partir da segunda-feira (1º). Horários foram antecipados e divididos em aulas de 25 minutos, ao invés de 50 minutos corridos.

A volta às aulas da rede estadual na segunda-feira (1º) vai acontecer com mudança nos horários e ampliação dos canais de transmissão, conforme divulgado pela Secretaria de Educação e Esportes nesta sexta-feira (29). As aulas, que voltam após o recesso escolar do mês de julho antecipado, continuam em formato não presencial por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os alunos das escolas públicas do estado já estavam sem aulas presenciais desde o dia 18 de março. Desde o dia 6 de abril, aulas passaram a ser transmitidas pela televisão (no canal TV Pernambuco), para estudantes do ensino médio, e na internet, através da plataforma Educa-PE, para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Para a retomada, a secretaria incluiu o Facebook do Educa-PE como mais um canal de transmissão.

“Estamos trabalhando com a TV Pernambuco, do Governo do Estado, com a TV Alepe, da Assembleia Legislativa, com a TV Nova, que inclusive está no horário ao vivo e alternativo, e também num horário alternativo com a TV Universitária”, afirmou o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio.

Em relação à mudança de horários, as aulas do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais passam a ser exibidas a partir das 13h e, em seguida, entram no ar as aulas do Ensino Médio.

Ao invés de 50 minutos corridos de duração, as aulas serão divididas em duas partes de 25 minutos cada. Segundo Fred Amâncio, a mudança foi “para dar mais dinâmica, a pedido dos estudantes”.

Escola Estadual Sizenando Silveira, em Santo Amaro, na área central do Recife, continua fechada — Foto: Reprodução/TV Globo
Escola Estadual Sizenando Silveira, em Santo Amaro, na área central do Recife, continua fechada — Foto: Reprodução/TV Globo

Por meio de nota, a secretaria explicou que os alunos devem acessar oportal Educa-PE antes das aulas. Além de permitir o acesso aos links das aulas, a plataforma vai disponibilizar atividades complementares aliadas aos conteúdos propostos pelos professores.

Para os professores, a mudança é também na oferta de cursos remotos de formação. No mês de junho serão oferecidos 15 modalidades, como “Diante da câmera: videoaulas caseiras descomplicadas”, “Ferramentas Google”, “Liveboard: seu quadro branco interativo” e “Gravação de videoaulas em casa: utilização de ferramentas mais avançadas”.

Para participar, o profissional deve entrar no portal do Educa-PE com login e senha, conferir o calendário dos cursos e realizar a inscrição.

Carga horária

De acordo com Fred Amâncio, ainda não existe uma definição a respeito de carga horária das aulas não presenciais. Mas está nos planejamentos para todas as escolas reposição de aula e reforço escolar, de acordo com avaliações.

“A gente entende que é uma coisa nova e que precisa ser avaliada. Na retomada vamos fazer uma avaliação diagnóstica, que não tem nada a ver com nota, para ver como foi a aprendizagem de todos os estudantes. A partir dessa avaliação vamos verificar o que podemos contar como carga horária”, finalizou o secretário de Educação.

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário