Associação Floresta Esperança realiza exames gratuitos de mamografia

A Associação Floresta Esperança está realizando desde a manhã dessa sexta-feira (26) exames gratuitos de mamografia em mulheres com idade a partir de 40 anos. Os exames estão sendo realizados na sede da associação e vão até o dia 4 de maio.

As mulheres interessadas devem ir até o local das 9h às 16h, portando o documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Mamografia

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.

O exame de mamografia é realizado com um mamógrafo (aparelho de raio X), onde a mama é comprimida de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico. A compressão das mamas é necessária para que o exame seja efetivo, e o eventual desconforto que pode gerar é totalmente suportável.

Detecção precoce do câncer de mama pela mamografia

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo mais recorrente e o que mais causa a morte de mulheres no país. A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico.

Serviço

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados

Deixe um comentário