Assessora de vereador é assassinada a tiros em estrada na Zona da Mata de Pernambuco

Josineide Victor dos Santos, de 38 anos, trabalhava com Novo da Banca (Republicanos) e foi morta na noite da quarta-feira (30). Polícia Civil investiga o caso

Uma assessora de um vereador do município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, foi assassinada a tiros na noite da quarta-feira (30). Josineide Victor dos Santos, de 38 anos, estava em uma moto na estrada que liga os bairros de Caiçara e Pirituba quando foi baleada.

O vereador Novo da Banca contou que trabalhou com Josineide por 17 anos. “Ela cresceu junto dos meus filhos, é como se fosse da minha família mesmo. Hoje [quinta-feira] ela ia se mudar para a nova casa dela”, afirmou ao G1. Ele cumpre o sexto mandato de vereador na cidade.

Novo também disse que, há 15 dias, a assessora havia falado que recebeu ameaças de morte por ligações e mensagens no WhatsApp.

“Ela recebeu essas mensagens e a gente achou que era trote. Ela até brincou: ‘Será que vou conseguir me mudar pra minha nova casa? Ver minha neta nascer?’, mas ela acreditava que era só uma brincadeira”, declarou o vereador.

De acordo com o parlamentar, Josineide não trabalhava presencialmente no gabinete às quartas-feiras. Ela havia ido à casa dos pais, que moram na zona rural do município, no bairro de Sítio Gameleira, e estava retornando para a casa onde morava, no bairro de Vila Cenira, na área central de Vitória de Santo Antão.

“A gente está sem entender, porque, quando ela chegava na Câmara, nos gabinetes, ela brincava com todo mundo e não tinha nenhuma briga, era sempre divertida. Nunca teve briga política com ninguém. Quando ela se estressava, saía do lugar; às vezes, ia chorar, mas bater boca nunca vi”, afirmou o vereador.

Ele também disse que a principal suspeita, entre as pessoas mais próximas a Josineide, é que a motivação do crime teria alguma relação com a liderança que ela desempenhava dentro da comunidade na zona rural, onde os pais moram.

“O que a gente tem imaginado é que foi algo a ver com inveja, ciúmes mesmo, pelo desempenho dela dentro da comunidade. Ela era muito ativa, uma liderança grande. Foi pela ação dela que a gente conseguiu construir uma escola, estamos planejando um campo de futebol… Agora vamos esperar a polícia buscar isso, em cima das ligações e mensagens que ela recebeu”, afirmou o parlamentar.

A Polícia Civil informou que um inquérito foi aberto para investigar a motivação do crime e os envolvidos. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.

Ainda de acordo com o vereador, o enterro de Josineide deve acontecer por volta das 16h no Cemitério São Sebastião, na área central de Vitória de Santo Antão. A Câmara Municipal decretou três dias de luto em nome da assessora falecida.

Via G1

Artigos relacionados