Artista é vítima de homofobia no São João de Arcoverde (PE) e grupo denuncia: “São João pra quem: Mais um caso de preconceito em Arcoverde!”

A Assessoria da GYRA denunciou um crime de homofobia que ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira (22), no São João de Arcoverde (PE).

O artista petrolinense OTHIERRI foi vítima de um caso de homofobia durante o término do São João de Arcoverde 2023. A artista está na cidade para participar do show “GYRA” no próximo domingo (25) no Polo Raízes do Coco Lula Calixto e foi agredida fisicamente por um grupo de homens. Durante a violência nenhuma pessoa da sociedade civil ou estado se mobilizaram para intervir”, denunciou o grupo, citando outros casos do mesmo tipo de crime que teriam acontecido na cidade contra artistas.

Esse episódio confirma o quão normalizada está a violência sobre os corpos LGBTQIA+ na nossa cidade. Essa não é a primeira vez que uma artista LGBTQIA+ é violentada no “Melhor São João”. Ano passado a artista arcoverdense Gabi Benedita fazia sua apresentação no Polo das Artes Henry Pereira, quando foi surpreendida por um homem do público que tentou derrubá-la à força do palco. Na ocasião, o público retirou o violentador da plateia e abalada, Gabi Benedita pode concluir seu show”.

A Ascom da Gyra lembrou que o mês de junho é dedicado à luta da comunidade LGBTQIAP+ e ressaltou a importância da denúncia contra o crime de transfobia.

“Devido a esses e tantos outros casos que ocorrem diariamente com nossas corpas que são invisibilizadas na mídia e marginalizadas na sociedade, é imprescindível que os órgãos públicos se mobilizem para criar Políticas Públicas efetivas no combate a violência contra pessoas LGBTQIA+. Ter o show “GYRA”, que é formado por 7 artistas da comunidade, na programação oficial é um começo, mas ainda muito pouco! É URGENTE pensar em ações educativas junto à cidade e ao público da festa, já que homofobia, racismo e transfobia são CRIMES imprescritíveis e inafiançáveis em nosso país (Lei n 7.716/1989; o artigo 20 da lei em questão prevê pena de um a três anos de reclusão e multa). Junho é mês de São João, mas também é mês de luta! No mês em que se celebra nacionalmente o Orgulho LGBTQIA+  , é INACEITÁVEL que a transfobia siga nos violentando! É preciso garantir a criminalização de condutas discriminatórias contra a comunidade LGBTQIA+, é preciso garntir a nossa segurança, nossos direitos, nossa existência. É preciso um pacto social para a garantia de nossas VIDAS!”, alertou.

Via Blog do Didi Galvão.

Artigos relacionados