Notícias

Após reportagem do Blog do Elvis, deputado cobra reforma do Antigo Batalhão

Após o Blog do Elvis denunciar o abandono de um prédio histórico em Floresta, no Sertão de Pernambuco, o deputado estadual Rodrigo Novaes cobrou ações emergenciais nesta quarta-feira (21). Num documento de indicação ao governador Paulo Câmara, o deputado relatou o tombamento e restauração do Antigo Batalhão na Terra dos Tamarindos. O secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja e o Superintendente do Iphan, Frederico Faria, também são citados no texto.
 
O prédio continua sob ameaça de desabamento e isso está preocupando os moradores vizinhos que podem ser prejudicados. O problema é que não há dinheiro e nem previsão de quando a obra de restauração vai começar. A reportagem do blog foi publicada em agosto deste ano e viralizou nas redes sociais e sites da região.
 
Leia a reportagem especial:
pensionato da divina providencia antigo batalhao em floresta pernambuco (3)
Foto: Blog do Elvis/NE10
 
Confira a justificativa do deputado Rodrigo Novaes na íntegra:
 
Por meio da presente indicação pleiteamos a recuperação e o tombamento do prédio do antigo Batalhão de Floresta. Trata-se de uma edificação importante para a história da cidade, pois durante anos foi base para os bravos florestanos empenhados na luta contra o banditismo social.
Entretanto, há muitos anos o Batalhão foi esquecido pelos órgãos competentes, de forma que se encontra em uma situação de abandono pela ausência de serviços de manutenção.
No ano de 2000 teve início a obra de recuperação do antigo prédio, porém com pouco tempo já estava novamente abandonado e a obra inacabada. O prédio continua sob ameaça de desabamento, o que preocupa também os moradores vizinhos que podem ser prejudicados.
Deve-se, portanto, considerar a gravidade do problema, a qual não se reduz apenas aos problemas estruturais, mas também culturais, visto que o prédio do antigo Batalhão é um pedaço da memória da cidade.
Diante do exposto, contamos com a sensibilidade e o apoio dos demais parlamentares desta Casa, no sentido de possibilitar o tombamento do prédio.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. A minha tia nera morava aí neste prédio mas graças a deus ela veio pra Recife,minha infância foi correndo nesta causada fico triste em ver o prédio abandonado um forte abraço minha querida cidade

  2. Este prédio pode ser transformado em um espaço turístico, tendo também espaço de alimentação e cúmidas tipicas bem organizada,o que também daria espaços para que as barracas que vendem alimentos nas praças e a venda de artesanato, entre outros voltados a cultura nordestina! Seria muito legal pois isso não .

Escreva um comentário