Após determinação da Justiça, chegam a Pernambuco 13 dos 35 respiradores apreendidos em São Paulo

O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara em vídeo pelas redes sociais. Ele destacou ainda que outros 22 respiradores devem chegar até terça (28).

Parte dos respiradores pulmonares comprados pelo governo do estado e apreendidos em São Paulo chegaram a Pernambuco neste domingo (26). O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara (PSB), em vídeo pelas redes sociais.

Ele destacou ainda que outros 22 respiradores devem chegar até terça-feira (28) e que Pernambuco tem hoje 712 leitos para pacientes da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, na rede estadual, sendo 333 de unidades de terapia intensiva (UTIs) e 379 de enfermaria.

Ao todo, 35 respiradores foram comprados pelo Governo de Pernambuco e deveriam ter sido entregues pela empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda. desde no último dia 20 de março.

Segundo a Procuradoria Geral de Pernambuco, a empresa alegava estar impedida justificando que o material estaria retido para disponibilização ao governo federal. O Ministério da Saúde respondeu, através de ofício, que esses aparelhos não foram objeto de requisição administrativa feita pela União.

As máquinas foram apreendidas pela Comarca da cidade de Cotia na sexta-feira (24). “Temos uma notícia importante que é a chegada dos 13 primeiros respiradores dos 35 que a Justiça determinou a busca e apreensão. Até a próxima terça-feira (28), os outros 22 respiradores devem também estar aqui. Esses 13 primeiros já devem começar a salvar vidas na segunda-feira (27)”, afirmou o governador.

Novos leitos

Paulo Câmara acrescentou que o esforço para abrir novos leitos continua. “Essa é uma luta diária contra o novo coronavírus, e abrir novos leitos envolve além de espaços físicos e respiradores, recursos humanos, insumos e muitos outros detalhes importantes”, disse.

Ele fez um apelo para que as pessoas respeitem o isolamento social. “Precisamos segurar a disseminação do vírus. Faça o isolamento social, fique em casa por você, por sua família, pelo próximo e todos nós”, pediu.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário