Apac emite aviso de baixa umidade no Estado

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de baixa umidade na manhã desta sexta-feira (6). Segundo a agência, as condições do tempo seguem estáveis em Pernambuco, mas uma massa de ar seco deve predominar, nos próximos dias, sobre o Estado, deixando a atmosfera mais seca e com poucas nuvens.

Ainda segundo a Apac, o Sertão deve atingir valores de umidade relativa do ar abaixo dos 20% nesta sexta. Os números devem permanecer baixos até o domingo (8) em quase todo o Sertão, com temperaturas próximas dos 38ºC. Ainda segundo a agência, o menores valores de umidade relativa do ar foram registrados na última quinta (5).

Os locais que registrara os menores números foram Petrolina (15%), Araripina (19%), Ouricuri (15%), Salgueiro (19%), Serra Talhada (16%), Sertânia (16%) e Ibimirim (17%). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.

Problemas
Os problemas decorrentes da baixa umidade do ar estão relacionados com complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Cuidados
Entre 20 e 30% – Estado de Atenção
– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
– Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, entre outros;
– Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas;
– Consumir bastante água.

Entre 12 e 20% – Estado de Alerta 
– Observar as recomendações do estado de atenção;
– Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
– Evitar aglomerações em ambientes fechados;
– Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% – Estado de emergência
– Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
– Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência;
– Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados entre 10h e 16h;
– Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário