Apac divulga aviso de baixa umidade do ar no Sertão

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou um aviso de baixa umidade do ar no Sertão doestado. A região atingiu valores de umidade abaixo dos 20% nesta quarta-feira, que devem permanecer baixos até a próxima sexta-feira, com temperaturas próximas dos 38ºC.

Os menores valores de umidade relativa do ar foram registrados ontem em Ouricuri (15%), Ibimirim (15%), Floresta (15%), Serra Talhada (15%), Cabrobó (17%) e Arcoverde (20%). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.

De acordo com a Apac, as condições do tempo seguem bastantes estáveis em Pernambuco, características deste período de estiagem, reduziram as formações de nuvens e provocaram aumento das temperaturas máximas e redução significativa da umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde.

A situação causa complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Cuidados a serem tomados:

Entre 20 e 30% – Estado de Atenção

– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas
– Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
– Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
– Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% – Estado de Alerta
– Observar as recomendações do estado de atenção
– Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas
– Evitar aglomerações em ambientes fechados
– Usar soro fisiológico para olhos e narinas

Abaixo de 12% – Estado de emergência

– Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta
– Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.
– Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas
– Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Artigos relacionados

Deixe um comentário