Notícias

Antigo Batalhão vai virar centro cultural em Floresta, no Sertão

Um prédio histórico do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, vai se transformar em um centro cultural. O “Antigo Batalhão”, como é conhecido, aguarda há anos o tombamento e reforma através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O problema é que não há dinheiro e nem previsão de quando a obra de restauração vai começar.
pensionato da divina providencia antigo batalhao em floresta pernambuco (1)
Foto do Antigo Batalhão no século XX. Foto: Facebook/Reprodução
 
O edifício começou a ser construído no ano de 1912 e abrigou o 3º Batalhão da Força Pública. Na época, o objetivo principal era combater Lampião e seus cangaceiros. Anos mais tarde o prédio foi desativado. O local também chegou a abrigar cursos e até um pensionato para estudantes.
 
O prédio de cor amarelada teve de ser apoiado por uma estrutura metálica para que não desmoronasse com a ação do tempo. O turista que passa hoje no local nem imagina a importância histórica, mas, quem é “da terra” sabe bem o que era o “Antigo Batalhão”.
pensionato da divina providencia antigo batalhao em floresta pernambuco (3)
Placa do Governo de Pernambuco na fachada do prédio deteriorada pelo tempo. Foto: Blog do Elvis/NE10
 
Localizado na Praça Major João Novaes, o prédio teve o edital de tombamento publicado em 2010. De lá pra cá, nada mudou. A estrutura continua fechada. Não há previsão de quando a reforma avaliada em R$ 3 milhões sairá das folhas de papel do Governo de Pernambuco. De acordo com a Fundarpe, ainda não há recursos financeiros para a licitação e por isso ela sequer foi iniciada.
 
CONHEÇA O PROJETO
O Blog do Elvis teve acesso ao projeto de reforma do Antigo Batalhão.  De acordo com os documentos analisados em primeira mão, a estrutura que hoje encontra-se abandonada vai dar lugar a um espaço voltado para a valorização da cultura.
pensionato da divina providencia antigo batalhao em floresta pernambuco (2)
Edifício fica localizado em uma movimentada praça do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Foto: Blog do Elvis/NE10
 
O primeiro andar vai abrigar um amplo teatro com capacidade para mais de 200 pessoas. O projeto contempla a construção de dois camarins, setor administrativo, sala de apoio e banheiros. Pessoas com deficiência também terão acesso a todos os departamentos através de rampas e escadas especiais.
 
Já a área térrea principal dará lugar ao museu, uma loja (provavelmente com produtos de artesanato), setor administrativo, entre outras salas que ajudem no bom funcionamento do equipamento cultural. É uma estrutura bastante complexa e preparada para guardar a história do povo florestano com dignidade.

Veja a planta baixa do projeto de reforma do Antigo Batalhão em alta resolução.

Cansado de esperar? Assine o abaixo-assinado do Blog do Elvis para que o Antigo Batalhão seja reformado o mais rápido possível!
banner_abaixo-assinado- blog do elvis antigo batalhao floresta pernambuco

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. É uma pena, mas caso alguém se interesse em ver um exemplo colorido do prédio, tem um quadro do antigo pelotão que se encontra na biblioteca pública primeiro andar do espaço cultural, em Floresta, PE, quem tiver um tempinho e for lá… visite, veja como era lindo nosso antigo pelotão. Obrigada.

Escreva um comentário