Anatel lança portal que promete acabar com chamadas indesejadas; veja como funciona

O sistema utiliza a base de dados das operadoras telefônicas e pode identificar apenas números de empresas

Diariamente milhões de brasileiros recebem ligações indesejadas no fixo e no celular. Para tentar resolver ou pelo menos reduzir o problema, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou um novo portal chamado “Qual Empresa Me Ligou?“.

  • A página consegue identificar quem é o dono do número que realiza as chamadas.
  • Segundo o comunicado divulgado pela agência, a ideia é ajudar o usuário “no combate às chamadas abusivas de telemarketing”.
  • Geralmente essas ligações são de empresas que fazem as famosas “robocalls“, chamadas curtas e automáticas que não dependem de um operador de telemarketing.
  • Isso permite que as empresas façam ligações repetitivas, o que é bem frustrante para o consumidor.

Como o serviço funciona?

1. O primeiro passo é abrir o site pelo link ou acessando o endereço https://www.qualempresameligou.com.br/ no seu navegador.

2. No campo ‘Número de Telefone’, assim como no exemplo abaixo, basta digitar o número que o sistema mostra quem é o responsável pelas chamadas.

Segundo a Anatel, a novidade utiliza a base de dados das operadoras telefônicas e pode identificar apenas números de empresas. Por enquanto, a Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo estão contribuindo com o portal.

O plano é que o banco de dados continue sendo reforçado com a ajuda de mais prestadoras de serviços em breve.

  • TV Box pirata pode instalar malwares e tomar conta de celulares, diz Anatel
  • Mais regiões com 5G: Anatel adianta a nova rede móvel em 15 cidades brasileiras
  • Prefixo 0304 para cobrança deve valer só a partir de setembro de 2023

Robocalls caíram quase 40% em janeiro

Um levantamento da Anatel revela que até junho do ano passado foram feitas 4 bilhões de chamadas curtas por semana no Brasil. Em janeiro de 2023, o número caiu quase 40% para 2,4 bilhões. Vale lembrar que em 2022 a agência também autorizou o bloqueio e a cobrança de “robocalls” pelas operadoras, no entanto, não foi o suficiente para acabar com a prática de vez.

No fim, o portal é mais um aliado importante do cidadão no combate às chamadas abusivas. Com a informação de quem está te ligando também fica mais fácil de agir na hora de acionar a Justiça ou algum serviço de proteção ao consumidor.

Via Blog do Elvis.

Artigos relacionados