Alunos do 2º ano retornam às aulas presenciais na rede privada nesta terça-feira (13)

Após o impasse jurídico que permeou o retorno das aulas nas unidades educacionais em Pernambuco na última semana, escolas da rede privada de ensino retornam nesta terça-feira (13) às aulas presenciais. Além do terceiro ano do ensino médio, que havia tido retorno marcado para a última terça-feira (6), agora os alunos do segundo ano poderão voltar para a sala de aula. 

Na sexta-feira (9), cerca de seis escolas já haviam voltado às atividades presenciais para o 3º ano após o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) cassar uma liminar que proibia a reabertura de escolas particulares. Desta vez, a previsão é de que todas as unidades voltem a operar com as salas de aula respeitando os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado. 

“A gente defendia desde o início o respeito a todos os protocolos. Queremos o retorno de quem estiver preparado. As escolas que estiverem preparadas vão retornar amanhã (hoje) e quem quiser permanecer no sistema online estará amparado para isso”, afirmou o tesoureiro do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), Arnaldo Mendonça. 

Para os professores, a ação até o momento é de respeitar o que foi decidido pela Justiça. “Nós soubemos da decisão judicial e tivemos o entendimento de que teria que ser respeitada. Nosso corpo jurídico ainda irá avaliar e vamos ver a melhor ação, mas, por enquanto, vamos ampliar a fiscalização quanto ao cumprimento das medidas no retorno”, afirmou o presidente do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE), Hemilton Bezerra. Com o retorno escalonado, os alunos do 1º ano têm retorno previsto para o dia 20 de outubro. 

A rede pública, por sua vez, permanece com as aulas presenciais suspensas até o próximo dia 21 de outubro, por meio de um acordo com o Governo do Estado. Em Pernambuco, o terceiro ano do ensino médio conta com cerca de 91,7 mil estudantes, enquanto que o segundo ano possui 108,8 mil, tanto na rede pública quanto na privada.

Via FolhaPE

Artigos relacionados

Deixe um comentário