Alerta de altas temperaturas e baixa umidade em Floresta, PE

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta, nesse sábado (5), sobre índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20% em vários municípios do Sertão nos próximos três dias. Segundo a agência, já neste sábado (5), valores abaixo de 20% foram registrados em Ouricuri (13%), Serra Talhada (12%), Floresta (15%), Ibimirim (19%) e Petrolina (12%). Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.

Os índices baixos de umidade do ar podem causar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Confira alguns cuidados a serem tomados nos próximos dias:

– Entre 20 e 30% – Estado de Atenção
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
Consumir água à vontade.

– Entre 12 e 20% – Estado de Alerta
Observar as recomendações do estado de atenção
Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas
Evitar aglomerações em ambientes fechados
Usar soro fisiológico para olhos e narinas

– Abaixo de 12% –
Estado de emergência Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc. Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. O calor tá d+. Nesse sábado por causa da temperatura alta passei o dia todo com dor de cabeça e mal estar intestinal. Tive q tomar soro e dipirona pra dor de cabeça. Hj estou melhor mas naum me atrevo a sair nesse sol.

Deixe um comentário