Água de Carnaubeira da Penha está contaminada com bactéria intestinal

Exames laboratoriais apontam que as residências de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco, estão recebendo água contaminada com a bactéria intestinal Escherichia Coli. De acordo com o Ministério Público, o fato foi descoberto após um surto deixar pelo menos 10 pessoas doentes na cidade.

Atualmente, a água que abastece a cidade é captada em poços tubulares. Resultados de análises apontam que a bactéria está presente antes e depois da reservação no sistema de abastecimento, o que torna a água imprópria para o consumo. Dentre os sintomas, a Escherichia Coli pode causar diarreia, geralmente com sangue, febre alta e intensa dor abdominal.

De acordo com uma recomendação do Ministério Público publicada hoje no Diário Oficial, o poço deve ser interditado imediatamente para desinfecção e novas coletas com urgência até que seja comprovada a ausência da bactéria. Cópias dos laudos deverão ser encaminhadas para a Promotoria de Justiça.

A Unidade Mista Argemiro José Torres e até a Escola Professor Aureliano Gonçalves dos Santos foram alguns dos locais onde foram coletadas amostras contaminadas. De acordo com um decreto de 2005, a população deve ser informada sobre a detecção de qualquer anomalia operacional no sistema de abastecimento de água independente da adoção das medidas necessárias para a correção da irregularidade. Você estava sabendo disso?

Leia o documento na íntegra no Diário Oficial:

 

Fonte: Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados

Deixe um comentário