Agricultores de Cabrobó e Terra Nova sofrem com problemas no abastecimento de água da transposição do São Francisco

Famílias de agricultores estão tendo que sair de casa, em Pernambuco. Tudo por causa de problemas no abastecimento de água da transposição do São Francisco. Dessa vez a seca que castiga o Nordeste não é o único problema. Cerca de 17 mil moradores dos municípios de Cabrobó e Terra Nova, no Sertão do São Francisco, tinham água para plantar, desde que um dos trechos do eixo norte da transposição do Rio São Francisco foi inaugurado, há 3 anos. Mas, de repente, tudo acabou.

A água vinha dos canais e dos reservatórios da transposição do Rio São Francisco. O de Serra do Livramento, em Cabrobó, é um deles. Tem capacidade para armazenar até 19 bilhões de litros. Mas nenhuma gota tem entrado ou saído de lá. O abastecimento foi interrompido.

Há seis meses, o então Ministério da Integração Nacional, hoje Ministério do Desenvolvimento Regional, mandou fechar as comportas de três barragens. Desde então, a água está parada nos canais. Ninguém foi avisado oficialmente sobre a suspensão.

Os agricultores estão aí sem nenhuma informação sobre se essas águas vão sair novamente ou não para poder dar transportabilidade, porque a preocupação é muito grande. Porque o pessoal plantou acreditando nessas águas da transposição“, explica Marco Antônio Vasconcelos Cavalcanti, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Cabrobó.

Resposta

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que a Barragem de Negreiros, que fica em Salgueiro, precisou ser esvaziada para realização de reparos preventivos. E que, por isso, o bombeamento nas estações de Cabrobó e Terra Nova não foi restabelecido. A conclusão dos trabalhos está prevista para o fim do primeiro semestre.

Em Terra Nova, quase 200 famílias tiveram que abandonar as terras. “Devido à insegurança hídrica que a não-liberação da água da transposição ocasionou. Com isso, tiveram que deixar as suas terras por outras propriedades no município, e em municípios vizinhos aqui de Terra Nova“, diz João Bosco Ferreira, diretor de cadastro rural da prefeitura de Terra Nova.

Em agosto de 2018, o Jornal Nacional mostrou dois problemas neste mesmo trecho da transposição. Um dos canais se rompeu, causando um grande desperdício de água. Uma semana depois, houve um vazamento no reservatório de Negreiros, em Salgueiro.

Via Jornal Nacional

Artigos relacionados

Deixe um comentário