Agentes de endemias são confundidos com sequestradores em Petrolina, PE

Um mal-entendido causou apreensão nas mães no N-4 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, na manhã dessa terça-feira (19). Em grupos de WhatsApp circularam vários áudios de uma avó apavorada, denunciando a suposta tentativa de sequestro do neto por dois homens desconhecidos.

Os ‘sequestradores’ estariam num Fiat Strada branco, vestidos com camisas azul e preta, tentando raptar a criança. Nos áudios, também diziam que um efetivo da Rondesc do 5º BPM havia sido acionado para investigar os dois homens.

Na verdade, a informação sobre a tentativa de sequestro não passou de uma confusão. Pouco depois, novos áudios passaram a circular nas redes sociais explicando que os desconhecidos se tratavam apenas de uma equipe de Agentes de Endemias, que estava nas agrovilas em serviço. “O menino estava perto deles numa bicicleta, escutou mal [a conversa dos agentes sobre quais ruas começariam] e saiu correndo. Os dois [outros meninos] que estavam mais próximos o viu correndo e correram também”, comentou um morador.

Com medo de represália, os agentes interromperam o serviço para esperar a chegada da polícia no local. Segundo informações, mesmo esclarecido o mal-entendido, a Rondesc colheu os depoimentos dos três garotos e reforçou as rondas naquela região.

Secretaria Municipal de Saúde lamenta o caso

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lamentou o fato ocorrido nessa terça-feira (19) no N-4 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina, onde agentes de combate às endemias foram confundidos com sequestradores. “A Prefeitura de Petrolina repudia qualquer tipo de informação inverídica envolvendo os agentes de combate às endemias do município. A Secretaria de Saúde tomou conhecimento, através da imprensa e de áudios divulgados nas redes sociais, de acusações contra os profissionais que realizavam suas atividades normalmente na comunidade do N-4, nesta terça-feira”, disse a nota.

Segundo a Pasta, “os agentes chegaram à localidade e faziam a divisória do roteiro, distribuindo as ruas que cada agente ficaria responsável. Ao se referir a uma das ruas, um dos profissionais disse para o colega “pegar aquela” que ele pegaria a outra. Algumas crianças que estavam nas proximidades ouviram a conversa e avisaram aos adultos, que criaram um mal-entendido”, frisou.

A Secretaria de Saúde ressalta que os agentes estavam fardados e usando coletes de identificação. Mesmo assim, a população fez uma abordagem aos profissionais. A Polícia Militar (PM) foi acionada e esclareceu a situação. A Prefeitura de Petrolina reforça que as ações dos agentes de combate às endemias são de suma importância para a população, principalmente na prevenção das arboviroses (dengue, zika e chikungunya)”, pontuou a nota.

Via Blog do Carlos Britto

Artigos relacionados

Deixe um comentário