Aeroporto do Recife é o segundo melhor do mundo, aponta levantamento

Além do representante pernambucano, o Brasil tem outros três aeroportos no top 10 da lista: Viracopos, Tancredo Neves e Congonhas

Além do representante pernambucano, o Brasil tem outros três aeroportos no top 10 da lista: Viracopos, Tancredo Neves e Congonhas

O ranking internacional AirHelp Score 2022, divulgado na última segunda (12), mostra o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife, como o segundo melhor terminal do mundo, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Tóquio.

Além do representante pernambucano, o Brasil tem outros três aeroportos no top 10 da lista: o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), que aparece na quarta colocação, e os aeroportos Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), e Congonhas, em São Paulo (SP), que foram listados em sexto e sétimo lugares, respectivamente.

O último levantamento feito pela plataforma foi em 2019, quando apenas os aeroportos Afonso Pena (PR) e Viracopos (SP) ficaram entre os 10 melhores terminais do mundo. Na edição deste ano, 151 aeroportos foram avaliados por cerca de 10 mil usuários de 30 países.

“A pesquisa, realizada de janeiro a outubro deste ano, foi estruturada em três temas centrais: pontualidade, opinião dos clientes quanto aos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e lojas e restaurantes”, explica a AirHelp, por nota.

A companhia responsável pelo ranking se apresenta como “a maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque”. Ela explica que também toma medidas legais e políticas para ajudar no crescimento e na aplicação dos direitos dos passageiros aéreos de várias partes do globo.

O Aeroporto do Recife, de acordo com a pesquisa, conquistou a nota de 8.72 para pontualidade dos voos, 8.13 para qualidade do serviço e 8.33 para qualidade do varejo, compondo pontuação final de 8.52. Viracopos, por sua vez, recebeu nota 8.45 para pontualidade, 8.29 para qualidade do serviço e 8.42 para qualidade do varejo, com nota final de 8.41.

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte, obteve nota 8.78 para pontualidade, 7.93 para qualidade do serviço e 7.73 para qualidade do varejo, alcançando 8.40 como pontuação final. No caso do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nota de 8.68 para pontualidade dos voos, 7.70 para qualidade do serviço e 7.85 para qualidade do varejo, tendo 8.32 como nota final“, detalha a AirHelp.

O Brasil foi destaque no ranking como o país com maior quantidade de aeroportos entre os top 10 do mundo. A pontualidade foi o índice mais bem avaliado pelos usuários, sendo que todos os aeroportos registraram nota acima de oito. Em segundo lugar, ficou a qualidade dos serviços e, por último, a qualidade do varejo, que considera as opções de lojas e restaurantes”, observa Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.https://e4e1f03f4c4879453d9e5b62f062e335.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Além dos destaques entre os dez melhores, outros três aeroportos brasileiros aparecem na lista dos 20 melhores do mundo, como o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (11º), no Distrito Federal, Aeroporto Internacional de Guarulhos (13°), em São Paulo, e o Santos Dumont (16°), no Rio de Janeiro.

Veja o ranking com os 10 melhores aeroportos do mundo:

Aeroporto Internacional de Tóquio – Haneda (Japão)
Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (Brasil)
Aeroporto Internacional de Narita (Japão)
Aeroporto Internacional de Viracopos (Brasil)
Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves (Brasil)
Aeroporto Internacional Rajiv Gandhi (Índia)
Aeroporto de São Paulo/Congonhas (Brasil)
Aeroporto Internacional de Gimpo (Coreia do Sul)
Aeroporto Internacional de Dubai (Emirados Árabes Unidos)
Aeroporto Internacional de Jeju (Coreia do Sul)

Via JC Ne10.uol.com.

Artigos relacionados