Aeroporto de Petrolina vai passar por obras com investimento de R$ 56 milhões

O lançamento das obras de modernização foi realizado nesta segunda-feira (13), no saguão de desembarque.

O Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai passar por melhorias. O lançamento das obras de modernização foi realizado nesta segunda-feira (13), no saguão de desembarque.A cerimônia contou com as presenças do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do prefeito de Petrolina, Simão Durando, do CEO da CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal, Fabio Russo e do presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Guilherme Coelho.

As intervenções estruturais previstas são as seguintes: execução de instalações elétricas no TPS; implantação de estação de tratamento de esgoto; ampliação da profundidade do pátio de aeronaves; adequação de sinalização de pátio para 6 posições C; implantação de PAPI (Sistema de Ajuda Visual à Navegação Aérea) na cabeceira 31; drenagem, iluminação e sinalização da PPD.

“A obra vai ser praticamente um novo aeroporto que vai ser construído em Petrolina. Hoje temos 3,5 mil metros de área construída, (depois da obra) o terminal terá mais 2 mil metros de área construída, sendo requalificado para atender bem o passageiro. E além de olhar o turismo de lazer que a região atrai, temos também a força do turismo de negócios. É importante que tenhamos um aeroporto estruturado”, destacou o Ministro Silvio Costa Filho.

Segundo a concessionária, a obra tem o objetivo de aumentar a segurança operacional, otimizar a capacidade de atendimento de aeronaves e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros. O investimento total para estas intervenções está estimado em R$ 56 milhões. Cerca de 215 empregos diretos devem ser gerados durante a fase de construção.

“O Aeroporto de Petrolina é porta de entrada para as belezas do sertão nordestino e para o ambiente de negócios desta região, que só tem crescido e possui boas perspectivas ao horizonte. Com a realização da obra, estamos entusiasmados em impulsionar o potencial econômico e turístico da região, proporcionando uma experiência aeroportuária de excelência para passageiros e parceiros comerciais”, disse o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.

De acordo com o prefeito Simão Durando, a ampliação do aeroporto acompanha o crescimento da cidade, que de acordo com o último censo do IBGE, tem a terceira maior população de Pernambuco.“A cidade crescendo, o aeroporto precisava acompanhar esse crescimento. Esse recurso vai melhorar muito a estrutura do transporte aeroviário da cidade.

E vai tornar mais próximo a volta dos voos cargueiros, imprescindíveis para a fruticultura, para o escoamento da produção. Isso vai gerar oportunidades de negócios.”

Via G1 Pernambuco .

Artigos relacionados