“Acolhimento aos povos e comunidades tradicionais” é tema de seminário em Floresta, PE

O acolhimento aos povos e comunidades tradicionais de Floresta será tema de um seminário nesta terça-feira (23) na “Terra dos Tamarindos”. O evento acontecerá na Escola Municipal de Referência Deputado Audomar Ferraz, localizada na Av. Oscar Ferraz, das 8h às 17h.

Durante o evento ocorrerão palestras, mesas-redondas, rodas de debate e apresentações culturais de modo a realizarmos uma discussão sobre a temática central. As políticas públicas voltadas para os Povos e Comunidades Tradicionais são recentes no âmbito do Estado brasileiro e tiveram como marco a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Entre os povos e comunidades tradicionais do Brasil estão quilombolas, ciganos, matriz africana, entre outros.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), as Comunidades Tradicionais constituem aproximadamente 5 milhões de brasileiros e ocupam ¼ do território nacional. Por seus processos históricos e condições específicas de pobreza e desigualdade, acabaram vivendo em isolamento geográfico e/ou cultural, tendo pouco acesso às políticas públicas de cunho universal, o que lhes colocou em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, além de serem alvos de discriminação racial, étnica e religiosa.

Nesse contexto, o I Seminário de Acolhimento aos Povos e Comunidades Tradicionais de Floresta, fará uma reflexão e debate do tema “Um novo tempo de acolhida e valorização da cultura dos povos e comunidades tradicionais florestanos”. Esse momento promissor para o município nasce de uma iniciativa intersetorial sob a coordenação das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Trabalho e Políticas da Mulher, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Educação, que contam com o acompanhamento e suporte técnico da Gerência dos Povos Tradicionais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco.

Via Blog do Elvis/NE10 com informações da Ascom

Artigos relacionados

Deixe um comentário