Rio São Francisco completa 1 ano de vazão reduzida

Nesta quarta-feira (8) o Rio São Francisco completa um ano de vazão reduzida. Infelizmente, os nordestinos não têm nada a comemorar. A Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou para até 30 de abril a descarga mínima de 1000m³/s nos reservatórios de Sobradinho e Xingó. Desde abril do ano passado foram publicadas várias resoluções prorrogando esse prazo.

De acordo com a resolução nº 206/2015 no período de carga leve, cuja demanda de geração hidrelétrica é menor, a redução para 1000m³/s acontece das 0h às 7h em dias úteis e sábados, além dos domingos e feriados durante todo o dia. A diminuição da vazão foi solicitada à ANA pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e as medidas buscam preservar o volume de água nos reservatórios.

Segundo a Ana, a Chesf voltará a operar com 1300m³/s para navegação de comboios hidroviários entre Sobradinho e o porto de Juazeiro (BA) durante o tempo necessário para passagem do comboio. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco deverá se articular com a Marinha do Brasil a fim de garantir a segurança da navegação no trecho do rio São Francisco de Sobradinho até a sua foz.

Artigos relacionados

Deixe um comentário