A “sofrência” para ser atendido em banco de Floresta, no Sertão de Pernambuco

Hoje fui a um banco no município de Floresta, no Sertão pernambucano, e me deparei com uma situação interessante. Cheguei às 11h43, peguei a senha de número 27 e fui aguardar o atendimento. Surpresa: Só haviam sete pessoas na minha frente.

O tempo foi passando e eu comecei a observar que algumas pessoas não pegavam a senha, mas mesmo assim eram atendidas. Uma mulher falou para o atendente: “Você pode me ajudar, por favor? É que eu tenho que ir trabalhar”. Prontamente, o rapaz resolveu o problema da moça, que foi embora em pouquíssimos minutos.

Apesar da Lei estadual nº 12.264/2002 dizer que o tempo máximo para ser atendido é de apenas 30 minutos, eu já estava na fila há uma hora. Não me acho melhor do que ninguém para furar fila. Por isso, aguardei até às últimas consequências.

De repente, sentou-se ao meu lado uma idosa. Ela aparentava ter uns 80 anos e também fez como eu. Pegou a senha e aguardou pacientemente (#mentira) a sua vez no banco almofadado da agência bancária. Tive pena dessa senhora, mas não quis interferir. Queria saber o que ia acontecer.

Como imaginava, nem a velhinha teve prioridade. Pelo menos duas pessoas foram atendidas antes dela e o pior: furando a fila. Não estou aqui querendo ser melhor do que ninguém, mas isso não se faz. Todo mundo tem as suas ocupações e prioridades. Só porque você tem um pouco de status, dinheiro e poder não pode se achar dono do mundo.

Quando finalmente fui atendido me pediram o bendito CPF. Como não estava com esse documento tive que voltar para casa sem abrir minha conta na agência. Tanto sofrimento para nada… Ou não, né?

Hoje começo aqui a minha série de artigos sobre as agências bancárias de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Gostaria que você colaborasse deixando o seu comentário no final da página.

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10 Comentários

  1. Esso relatado e a pura verdade, acontece em qualquer uma das agencias sendo mas corriqueira no bradesco, se você tem uma certa intimidade com os funcionários e atendido na frente e se tiver uma condição financeira melhor nem se fala.

  2. Infelizmente é assim que funciona,inúmeras vezes passei por situações igual a que vc passou ontem.O mais interessante é quando você vai reclamar,dizem que estão atendendo na ordem.Fico indignada com tais situações…

  3. Passei pela mesma situação. No meu caso fui pegar um cartão, tive que esperar mais ou menos 04 horas para ser atendido. Notei também que as pessoas devolviam o protocolo de entrada ao funcionário do banco no momento do atendimento. No dia seguinte, entrei em contado com a Ouvidoria do Banco do Brasil e protocolei uma reclamação, tive a resposta de que o problema estava resolvido e não iria mais acontecer. Como não precisei ainda de um novo atendiemento, não tive a oportunidade de averiguar e fazer uma nova queixa. Faço um apelo a todos que passam por situações parecidas: não devolvam o protocolo de atendimento ao banco, ao contrário, registrem uma reclamação “formal” na ouvidoria do banco, pois apenas reclamar aos funcionários do banco não resolve.

  4. Pois é Valdir, obrigado pelo seu comentário! Vamos fazer valer os nossos direitos. Não podemos mais ficar calados no “banco”…

  5. Espero que situações como essa não aconteçam novamente Fátima. Vamos esperar para ver… Acompanhe o Blog do Elvis e leia o meu próximo artigo especial sobre as agências bancárias. Abraços e até mais!

  6. Nossa Williams, quatro horas na fila? O máximo que passei até agora foi duas horas. É preciso que mais pessoas tomem a atitude que você fez… Parabéns!

    Leia o meu próximo artigo especial sobre as agências bancárias no município de Floresta! Um abraço e até mais!

  7. O descaso com os clientes bancários na cidade é enorme, em alguns casos os funcionários ficam de bate papo e pouco se importam se a agência esta lotada ou não.

    Sem falar que o atendimento é feito por pessoa e situação financeira, basta passar poucos minutos dentro da agência que você percebe.

    Acho que todo mundo quando se sentisse destratado deveria acionar a ouvidoria, assim quem sabe eles não abrissem uma sindicância para apurar essas irregularidades que ocorre diariamente.

  8. Realmente, isso e um descaso com a sociedade!
    Atendimento péssimo mesmo em todos os bancos da cidade…. no “banco santader” liguei várias vezes para relatar o descaso, como também liguei para elogiar em outros bancos!
    Próxima vez vou levar um uma almofada e deixar no chão!

  9. O correto é aguardar. Passando um tempo além do limite, 30 minutos, vai embora. Leva o protocolo e entra em contato com a ouvidoria. Num instante resolvem e a agência recebe “pontuação negativa” (caso do banco do Brasil), o que influenciará no bônus que os funcionários recebem. Só terá efeito se mais pessoas reclamarem.

  10. Confesso que da última vez que fui ao Banco do Brasil resolver algo bem simples passei mais de duas horas para ser atendida. Cheguei às 11h03 e saí depois das 13h! Fiquei interessadíssima em prestar concurso para ser funcionária do BB, porque pude observar por longos 120 minutos a quantidade de passos que os funcionários sorridentes e “zen” davam para duas salinhas contíguas às mesas de atendimento. Minha imaginação fértil deduziu os comes e bebes, regados a sucos naturais e refrigerante e boas conversas lá dentro das salinhas, pois sempre que um saía de lá, vinha com um sorriso suave no rosto, enquanto os cidadãos esperavam a boa vontade do servidor para atendê-los! Desrespeito, descaso e falta de profissionalismo!

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