A glória de Deus no casamento

Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”.  Marcos 10:6-9
Jesus declara Gênesis 2.10. Para Jesus esse versículo é fundamental sobre o casamento. É a pedra de fundação de Jesus para o começo de seus ensinamentos sobre casamento.  Os dois se tornaram uma só carne. Jesus diz já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus uniu não separe o homem.  Isso é grandioso!
Vocês sentem o peso disso casais noivos e casais casados?
Quando um casal faz seus votos e consuma estes votos com a união sexual, não é homem, mulher, pais, pastor… que é o ator principal. É Deus! Deus une o esposo e a esposa em uma só carne. Deus faz isso! Disso Jesus nos dirige a uma incrível conclusão… O que Deus uniu não separe o homem. Deus o levará ao relacionamento com alguém, na maioria das vezes, que não é apenas incompatível com você, mas que é fraco, tremendamente fraco, exatamente nas áreas que você quer que essa pessoa seja forte.
Agora, por que Deus faz isso? Lembre-se de Romanos 8.28 e 29:  “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
Qual é o objetivo em tudo o que Deus faz em providência para seus filhos? Para conformá-los a imagem de Cristo. Agora, quando você pensa na imagem de Cristo, quais algumas características que automaticamente surgem em nossa mente? Com certeza: AMOR INCONDICIONAL, MISERICÓRDIA E GRAÇA.
Como você aprenderá “amor incondicional” se você está casado com alguém que cumpre todas as condições?
Como você aprenderá “misericórdia”, paciência, longanimidade, amabilidade, compaixão, se você está casado com alguém que nunca falha com você? Que nunca é difícil com você? Que nunca peca contra você? Que nunca é lento para ignorar seu pecado e pedir perdão?
Como você aprenderá “graça”, ou derramar seu favor em alguém que não merece se você é casado com alguém que sempre merece todas estas coisas boas?
O propósito principal do casamento é que através do seu casamento você se torne a imagem de Cristo. Casamento, eu creio, é o maior instrumento de santificação.
Você é casado com alguém que não atinge todas esta condições para que você possa aprender a amar incondicionalmente.
Você é casado com alguém que precisa de misericórdia para aprender a concedê-la.
Você é casado com uma pessoa que não merece, então você aprende a derramar-se sobre aquela pessoa que não responde apropriadamente, então você se torna semelhante ao Deus que você adora.
Veja, você adora a Deus por estas coisas, mas, incontáveis vezes, você não quer dar isso aos outros. Você adora a Deus por sua graça, mas trata o seu cônjuge de tal maneira como se ele não precisasse disso. Você adora a Deus por seu amor incondicional, mas fica irritado quando seu cônjuge não atinge as condições.
Percebeu?
                                                                                           John Piper, adaptado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário