A causa raiz da política

Sabemos que vivemos uma crise moral na política que se alastra a cada ano, mês, dia e notícia. Não tem como ter bons políticos se a gente não aprendeu a escolher bons políticos. Quando temos um problema os gestores buscam resolver o problema, na causa raiz. Qual seria a causa raiz dos problemas nas políticas. Resume-se, a uma única palavra chamada “seleção”, já está mais que provado que não conseguimos selecionar bons políticos, fazemos por onde eles entrarem na política sem um mínimo de padrão.

A massa da população ainda persiste em errar na hora de selecionar um político. Ela acredita que atender a interesses próprios é o suficiente para “vender” a comunidade a esse político. Na prática funciona assim: Um líder comunitário solicita ao candidato para pagar o emplacamento da moto, a caixa d’água, a telha, o muro de arrimo da sua casa e pronto. Bingo, eleito! Toda a comunidade vota nele, pois o líder comunitário afirma que ele é melhor opção para o povo.

Como não sabemos selecionar um político, automaticamente ele entra na política, sem ter a necessidade de trabalhar para população, sem ter a necessidade de criar um projeto ou até mesmo sem ter a necessidade de conhecer seu histórico. Assim, esse candidato tira a chance de um sério candidato com valores de assumir o cargo. A seleção serve para você analisar os candidatos e não apenas decorar o numero dele. Analise o candidato e se valer a pena, lute por ele também, sem interesses pessoais e sim com grandes interesses comunitários.

Precisamos esquecer o imediatismo e lutar por profissionais que pensem a longo prazo, lutem diariamente e seja totalmente íntegros. Muitos podem afirmar que não existem políticos corretos, isso, só saberemos quando começarmos a colocá-los na política. A escolha criteriosa precisa começar o quanto antes para que daqui a 12 anos a mudança começar de forma significativa. Afinal, quando colocamos um político corrupto simplesmente por ter comprado o seu voto por 35 reais, colete de futebol, troféu, bebidas e etc., ele vai crescer na política, sabendo que precisa desviar dinheiro para comprar-te daqui a 4 anos novamente.

Mude, não troque a escola dos seus filhos, hospitais, saneamento básico, segurança e qualidade de vida por tão pouco. Se sua honestidade tem peso na vida, use esse peso na hora de decidir em quem votar. Cobre projeto, analise o histórico e monitore os passos dos seus políticos e dos seus coligados. Vamos aos políticos: Político Copa do mundo (Aquele político que só tem trabalho a cada 4 anos); Político PMP – Porque Meu Pai (Aquele filho de político que quer se candidatar e todo discurso dele é falando do político Pai dele e acredita que o mandado precisa ser passado na hereditariedade); Político Vamos Beber? (Aquele que todos param ele na rua para falar dos problemas sociais e ele apenas convida para beber como reclamante); Político Queima Bairro (É aquele que não tem interesse de ganhar, mas faz questão de se candidatar para tirar votos do bairro para o partido. Ou seja, o bairro dele corre o risco de ficar sem político por conta da visão mercenária dele).

Se você quer um governo diferente, faça a diferença. Comece a selecionar os seus candidatos como se fosse contratar alguém para cuidar de você. Isso mesmo, você deixaria na sua casa um funcionário sem ter confiança nele? Pronto, faça o mesmo na hora de escolher o seu político.

Texto: Edson Júnior – Professor e Especialista em Gestão Empresarial
Publicado no Jornal Folha de Pernambuco nesta terça-feira (26).

Artigos relacionados

Deixe um comentário