Mulheres do Sertão são beneficiadas com a inserção do DIU; Belém de São Francisco será contemplada

Nos últimos anos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vem capacitando os profissionais de saúde sobre a eficácia do dispositivo intraurerino (DIU) como método contraceptivo, além de sensibilizando a população sobre o tema para que a mulher possa ter as informações necessárias para tomar sua decisão. No final de junho, equipes das VII e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sede em Salgueiro e Ouricuri, respectivamente, participaram de abordagem técnica sobre o assunto e, a partir dessa segunda-feira (05/07), até 22/07, iniciarão a inserção do DIU de forma supervisionada.

Nesta semana, até a sexta (09/07), serão beneficiados os municípios da VII Geres: Salgueiro (dias 05/07 e 06/07), Verdejante (05/07 e 08/07), Serrita (07/07), Terra Nova (07/07), Belém de São Francisco (08/07), Mirandiba (09/07) e Cedro (09/07). Ao todo, a expectativa é que 690 mulheres em idade fértil, até os 49 anos, serão contempladas com o método contraceptivo, inserido em procedimento ambulatorial. As atividades serão realizadas com o acompanhamento da equipe do Termo de Cooperação da Organização Mundial da Saúde (TC/Opas/OMS) com a SES-PE, que tem atuado no fortalecimento das ações da rede obstétrica e neonatal em Pernambuco.

“Este projeto busca realizar atividades teóricas e práticas voltadas aos profissionais da atenção primária à saúde de Pernambuco, com o objetivo de promover a inserção do DIU nas unidades básicas de saúde. Essa ação irá contribuir para a efetivação de ações de planejamento reprodutivo no Estado, garantindo o acesso a este método tão eficaz e seguro”, afirma a assessora técnica do TC/OPAS/SES para obstetrícia, Hérika Dantas.

O dispositivo de longa duração, com duração média de 10 anos, não possui hormônio, é seguro e beneficia as mulheres que não desejam engravidar, pois o cobre liberado por ele interfere no número e no transporte de espermatozóides, além de dificultar a movimentação do óvulo pela trompa, impedindo a fecundação. Com comprimento de 2 a 3 cm, o DIU é inserido no útero da mulher, e tem o potencial de eficácia de 99,3%. O dispositivo também pode ser utilizado por adolescentes e mulheres que não engravidaram (o chamado DIU de intervalo). Já o DIU pós-parto é inserido na mulher logo após o parto.

Na próxima semana, a partir do dia 13/07, e seguindo até 22/07, as atividades práticas ocorrerão em 10 municípios da IX Geres – Bodocó já teve ação realizada no início do ano.

DADOS – Com o trabalho permanente de conscientização das pacientes e capacitação dos profissionais de saúde, o número de inserções do dispositivo, entre 2015 e 2019, cresceu mais de 1.000% no Estado, saltando de 519 inserções em 2015 para 6.190 procedimentos no ano de 2019. Em 2020 foram mais de 3,4 mil, quantitativo que teve impacto pela pandemia do novo coronavírus. Ao longo de 2015 e 2020, foram mais de 17 mil mulheres beneficiadas com o método.

COOPERAÇÃO TÉCNICA – O termo de cooperação da SES-PE com a Opas, assinada em meados de 2019, propõe ações descentralizadas, intersetoriais e integradas de governança e estruturação do sistema; vigilância, controle, monitoramento e avaliação; promoção e prevenção; educação permanente e qualificação do trabalho no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde, com foco na melhoria da rede de atenção obstétrica e neonatal precoce, na agenda de saúde sexual e reprodutiva e na prevenção e controle do câncer do colo do útero, em consonância com as Diretrizes do Plano Estadual de Saúde.

A atuação da Opas/OMS conta com consultores internacionais e nacionais que estão apoiando os processos de transferência de experiências e conhecimentos, e irão capacitar profissionais e gestores pernambucanos em todas as regiões do Estado. O projeto foi dividido em três módulos que ocorrem paralelamente: diagnóstico, intervenção e monitoramento.

Via Blog do Mikael Sampaio

Artigos relacionados