Concurso PM AL 2021 vai sair para mais de 1.000 vagas, confirma Governador

De acordo com o Governador do Estado, Renan Filho, o novo certame está programado para acontecer em 2021.

Polícia Militar de Alagoas vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM AL 2021) em breve. O Governador do Estado, Renan Filho, voltou a confirmar o novo certame e revelou o quantitativo de vagas previsto para o certame.

A declaração de Renan foi dada durante posse do novo secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça. Segundo o chefe do executivo estadual, haverá a integração das forças policiais, sendo esta uma das ferramentas para combater o crime no Estado de Alagoas.

“Essas são duas medidas fundamentais para o avanço da qualidade da Segurança Pública nos próximos anos: mil novos policiais, que estão na fase final de formação nesse momento, e um concurso para mais mil novos policiais a ser aberto esse ano”, disse.

A expectativa, com isso, é que um novo edital seja divulgado com 1.060 vagas, sendo 1.000  para Soldados e 60 para Cadetes.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) concedeu aval para corporação realizar a abertura de nova seleção para os cargos de Soldado e Oficial. Dessa forma, a chance do edital sair em 2021 só aumenta.

De acordo com informações da PGE, o concurso da PM-AL 2021 se adequa ao Plano Plurianual, à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021. Com isso, tem reserva financeira para publicação do novo edital. O aval já foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Os cargos do concurso já foram confirmados pelo secretário especial de Gestão e Patrimônio da Seplag de Alagoas, Sérgio Figueiredo. Por meio das redes sociais da pasta, o secretário confirmou o concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros entre os previstos, confirmando que as vagas serão para soldados e oficiais.

A banca organizadora dos concursos PM AL e Bombeiros AL deve ser o Cebraspe, uma vez que membros do governo e a empresa estiveram em reunião para realização do certame.

De acordo com o Governador do Estado, Renan Filho, o novo certame está programado para acontecer em 2021.

Segundo Renan, dos editais previstos para o estado, os concursos da PM e dos Bombeiros são os que estão mais avançados. Dessa forma, a expectativa é que as corporações devem ter prioridade na publicação dos editais.

A confirmação do chefe do executivo estadual foi dada no dia 1º de dezembro, quando ele teve uma reunião para definir o cronograma dos concursos do estado. Ao programa Fique Alerta da TV Pajuçara, Renan confirmou que trabalha para ter os editais dos concursos públicos ainda no primeiro semestre de 2021.

Segundo o Governo, estão previstas mais de 5 mil vagas, que devem ser disponibilizadas por meio de vários editais. No entanto, ele não confirmou a distribuição do quantitativo para cada órgão.

“Alguns deles já estão mais avançados os editais, como o da Polícia Militar, para soldados e oficiais, do Corpo de Bombeiros da mesma maneira para soldados e oficiais. Estamos finalizando a estruturação do concurso para saúde, que será um concurso amplo para várias carreiras na saúde pública.  Para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outras categorias também”.

Além disso, o Governador deu mais detalhes de abertura dos concursos públicos.

“Vamos fazer concursos para perícia oficial. Concurso para educação, para professores e também estamos estudando a possibilidade de oferecer vagas para a parte administrativa das escolas, de maneira que vamos fazer um amplo ciclo de concursos no ano que vem, justamente por conta da pandemia de 2020 que nos impediu de realizar concursos públicos. Será um marco significativo para o estado. Esperamos que no total tenhamos mais de 5 mil vagas para todas essas carreiras”, pontuou Renan Filho durante a entrevista.

Após isso, o Governador destacou que trabalha para publicar todos os editais ainda no primeiro semestre de 2021. No entanto, ele afirmou que será necessário aval da Procuradoria Geral do Estado (PGE) no que tange as condições financeiras, condições legais que são checadas pela Procuradoria Geral do Estado.

“Por isso que nessa reunião que fizemos há pouco, reunimos o Gabinete Civil, a Secretaria da Fazenda, Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria de Planejamento Gestão e Patrimônio, para que todos juntos, a gente avalie as diferentes nuances de concursos como esses para que, ainda em 2021, possa lançar a maior parte dos concursos públicos. Essa é a ideia porque um concurso leva tempo para ser realizado, então a gente precisa agilizar”, disse o governador.

Segundo o chefe do executivo estadual, um novo edital da corporação está confirmado. Em vídeo publicado nas suas redes sociais, ele afirma que as vagas serão para provimentos efetivos, e não temporários.

As especulações de um novo concurso PM-AL para temporários começou a circular nas redes sociais durante a semana em um documento não confirmado, ainda, sobre um possível pedido para mais de mil vagas, em caráter temporário.

“Voltando aqui para esclarecer uma questão que estão me fazendo aqui pelas redes sociais, se haverá concurso para policial militar temporário, o concurso que haverá em 2021 será para policial militar efetivo”, disse o governador.

O chefe do executivo estadual confirmou, ao todo, cinco editais para o próximo ano. Entre eles, o da Polícia Militar, que já tem preparativos iniciados.

“Eu quero dizer para você, que deseja passar em concurso para a Polícia Militar, para a Polícia Civil, para a Educação, para agente penitenciário (atual policial penal) e para a Saúde, que se prepare e se dedique, porque oportunidades surgirão no primeiro semestre do ano que vem (2021). Nós vamos correr um pouco agora, para poder avançar e criar um cronograma, mas (no final no ano e no primeiro semestre do ano que vem) nós teremos uma agenda de concursos públicos”, disse o governador.

De acordo com o Governador Renan Filho, em publicação nas redes sociais, novos concursos para PM e BM Alagoas serão divulgados. De acordo com ele, os editais para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Alagoas serão divulgados pós-pandemia.

“Promoverei, sim, nos próximos meses pós-pandemia, novos concursos públicos para ampliação de efetivos militares”, disse Renan.

Via Notícias Concursos

Artigos relacionados

Deixe um comentário